O prazo para fazer o alistamento militar obrigatório já está se encerrando. As inscrições, que foram abertas em janeiro deste ano, serão fechadas no próximo dia 30. Devem se alistar todos os brasileiros do sexo masculino que nasceram no ano 2000. As inscrições estão disponíveis no site alistamento.eb.mil.br. Quem optar por fazer o processo pessoalmente deve procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) do município.

Em Belo Horizonte, o espaço funciona no BH Resolve, na rua dos Caetés, 342, no Centro da capital, das 8h às 17h. Para fazer o alistamento, o adolescente tem que ter em mãos o CPF, a carteira de identidade, duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. 

Alistamento online

Pelo site, conforme o Exército, basta seguir as orientações que aparecerão na tela do computador, tablets e aparelhos celulares. Após cumprir essa etapa, os inscritos poderão acompanhar o processo seletivo também pelo site, podendo ser encaminhados à seleção geral (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou serem dispensados.

O alistamento militar é obrigatório. O jovem que não o fizer estará sujeito ao pagamento de multa, além de ficar impedido de tirar passaporte, entrar no serviço público, obter carteira profissional e ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino.

Em 2018, o Ministério da Defesa espera que 1,8 milhão de cidadãos façam o alistamento e que cerca de 100 mil sejam incorporados a organizações para o serviço militar.