INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
Valorização cultural
Roda de Viola mantém viva cultura do tropeirismo em Ipoema
01/07/2018 às 19:52:23

 

Num céu limpo, a lua cheia despontava, imponente. Faz tempo que ela casou-se com uma tradição que permanece viva em Ipoema: a Roda de Viola. As bênçãos daquele luar, mais uma vez, deram vida à festa, que no sábado (30) reuniu grande público para homenagear a cultura do tropeirismo, fundamental à história e ao desenvolvimento da região.

A festa seguiu seu rito, a partir das 21 horas, com o acendimento da fogueira, trazendo a união entre os tropeiros; os Estaladores de Chicote, resgatando o gesto dos tropeiros para comandar os animais; as Lavadeiras de Ipoema; além de apresentações dos prodígios Meninos de Minas – grupo itabirano que ganhou o mundo -; Trio Trem de Minas, com Quincas da Viola e sua música de raiz; e Trio de Lá, que pôs o público no arrasta pé.

A Roda de Viola aconteceu em frente ao Museu do Tropeiro. O espaço é um importante ponto turístico da cidade de Itabira, que chama a atenção pela riqueza cultural e rusticidade. O museu possui uma sala de exposição com centenas de objetos que resgatam os valores do tropeirismo, sala de artesanato, multimeios e rancharia.

Para Ana Maria de Castro Lima, diretora do Museu, a Roda de Viola resgata e valoriza uma identidade de Ipoema. “O evento traz não somente o resgate cultural, como também fomenta o turismo. É uma manifestação que desperta o olhar das pessoas à cultura tropeira. Ipoema é um lugar de passagem dos tropeiros e nossa história foi, dessa forma, construída sob muito suor e trabalho. É um resgate que faz com que tenhamos orgulho de quem somos e de onde moramos”, comenta.

A festa é realizada pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Comunicação PMI







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2018. Todos os direitos reservados. Webmail