INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
Período de estiagem
Torneiras podem secar e Saae ativa plano de racionamento de água
03/08/2018 às 20:29:28

Para garantir que a água chegue às torneiras de todos os endereços de Itabira nos próximos meses, o Serviço Autônomo de Água de Esgoto (Saae) já iniciou um plano de racionamento. Uma das medidas é o rodízio de abastecimento nos bairros, com ciclos que duram algumas horas, de forma que haja uma distribuição justa do que ainda se tem nos reservatórios.

Com captação em queda contínua, a autarquia da Prefeitura de Itabira faz um apelo à população: que economize água.

Chuvas caíram sobre a cidade nos últimos dias, mas em quantidade insuficiente para dar volume aos mananciais que atendem os sistemas de captação, explica Leonardo Lopes, diretor-presidente do Saae. Conforme aponta, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza a produção atual é de 50 litros por segundo, quando o normal seria 168 l/s. Na ETA Gatos, segunda maior do município, os motores já operam com 37 l/s de água, distante dos habituais 90 l/s.

De uma forma geral, a captação caiu praticamente dois terços também nas outras ETAs e poços artesianos da cidade. “A equipe do Saae trabalha com afinco e competência para fazer o tratamento da água, mas o recurso bruto a ser tratado neste período tende a uma escassez muito grande”, lamenta Leonardo.

O que está sendo feito?

Em visita a ETA Gatos nesta sexta-feira (3), Leonardo Lopes informou que uma captação emergencial ocorrerá nos córregos Jirau para socorrer a estação. Um conjunto de motobombas, operadas a diesel, vai somar 30 l/s à ETA Gatos, doze horas por dia.

A mesma medida será aplicada na Pureza, com captação no rio de Peixe. As bombas darão reforço de 50 l/s. Todo o plano de racionamento tem aval da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG).

Rodízio

O abastecimento público de água potável irá priorizar serviços emergenciais, como hospitais e unidades de saúde, além de escolas. Por ora, quando necessário, o rodízio interromperá o fornecimento a um bairro por poucas horas enquanto abastece outro.

A comunidade deve ajudar

A população tem participação fundamental neste momento crítico, cita o diretor-presidente do Saae. Leonardo adverte sobre situações corriqueiras de desperdício de água, como lavagem de calçadas e mangueiras abertas para lavagem de carros. “Faço um pedido de conscientização para estarem junto conosco nessa jornada e que não tenhamos que conviver com a falta d’água tão temida e vivenciada nos últimos anos”.

Para evitar desperdício, a autarquia também intensificou os procedimentos de reparos nas redes de distribuição. Moradores podem informar vazamentos e contribuir para que as equipes de manutenção resolvam o problema no mais curto prazo de tempo possível. O telefone do Saae Itabira é o 115.

Confira dez dicas para economizar água

1.    Feche bem todas as torneiras, certificando-se de que não há goteiras;

2.    Não lave calçadas e quintais utilizando a mangueira (somente utilize a mangueira caso estritamente necessário);

3.    Substitua a mangueira por baldes de água na lavagem do carro;

4.    Reutilize a água do tanquinho ou máquina de lavar para limpar a casa;

5.    Mantenha a torneira fechada quando não estiver usando a água como ao lavar a louça e a roupa;

6.    Escove os dentes ou faça a barba sempre com a torneira fechada ou então, utilize um copo;

7.    Não regue suas plantas durante o dia, mas, sim, no entardecer ou à noite. O aproveitamento da água pelas plantas será bem maior;

8.    Não dê descargas demoradas. Se possível, substitua os vasos sanitários de formato tradicional pelos poupadores de água;

9.    Não tome banhos demorados;

10.    Combata todo e qualquer vazamento de água.

Divulgação PMI







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2018. Todos os direitos reservados. Webmail