http://www.itabiranet.com/adm/img_int/images/palmeiras.gif
INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO

URGENTE: Corpo de mulher é encontrado no rio em Ferros

Após seis anos
Museu de Itabira será reaberto em 29 de setembro
12/09/2018 às 16:11:11

As obras de restauração do Museu de Itabira, na Praça do Centenário, estão em fase conclusiva. Fechado para o público há quase seis anos, o importante patrimônio histórico e cultural da cidade passou por complexas obras de restauro, conservação de peças e manutenção da infraestrutura. A reabertura do imóvel está agendada para o dia 29 de setembro, durante a Semana do Turismo e da Música de Itabira.

O museu está hoje sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), que também administra outros imóveis históricos do município, a exemplo do Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema.

Outrora chamado Museu do Ferro, o Museu de Itabira foi criado na década de 1970. Seu último expediente ao público ocorreu em dezembro de 2012, mesmo ano em que o espaço foi reaberto após restaurações. A partir de então, o sobrado sofreu deterioração, infiltrações e parte das peças e infraestrutura ficou à mercê dos cupins.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Itabira anunciou a reforma do sobrado. À época, a Secretaria Municipal de Obras deu início a um preciso trabalho de troca do forro do salão principal, substituição de pilares, pintura, reforma de esquadrias e outros pontos da estrutura.

Data reagendada

Havia uma estimativa de que a reabertura do museu seria feita em maio deste ano. Titular da SMDECTIT, José Don Carlos esclareceu que após operar o espaço, a seção, que incorporou o museu no primeiro trimestre, observou melhorias complementares a serem feitas, inclusive para garantir a segurança dos visitantes. Um cronograma de obras incluiu, então, reparo da rede elétrica, descupinização de estruturas diversas, raspagem do piso – para retirar camadas de cera antigas e sujeira acumulada – e posterior aplicação de sinteco no assoalho, além de vistoria peça a peça do acervo.

“O trabalho tem ocorrido de forma ininterrupta para essa importante preservação do Museu de Itabira. Paralelamente, é formada a equipe de especialistas que irá atuar no local, a exemplo de uma historiadora, museóloga e restaurador”, destacou José Don Carlos.

Recuperação do acervo

A SMDECTIT consultou o conservador-restaurador Rangel Vieira, graduado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), sobre a situação dos exemplares existentes no museu. Segundo o especialista, houve a necessidade de higienizar e estabilizar o processo de degradação de dezenas de peças, para que o acervo estivesse adequado à exposição.

No entanto, uma parcela significativa das peças foi comprometida por ação do tempo e infestação de insetos. A SMDECTIT realiza ainda uma catalogação do material degradado e recuperável, e, um processo de busca de novas peças junto às famílias tradicionais da cidade e também às empresas parceiras. Ademais, é adquirido mobiliário para suporte à visitação e exposição de peças no Museu de Itabira.

“Uma cidade sem memória é uma cidade sem história. Sem essa memória, as pessoas não se identificam e não se sentem itabiranas. A função do museu é essa. Minha expectativa após a abertura é que o itabirano venha ao museu, valorize-o, traga conhecidos, tenha esse carinho e também possa ajudar a compor o acervo”, citou, por sua vez, Ana Alvarenga de Souza, historiadora do município.

Semana do Turismo

Iniciativa da SMDECTIT para fomentar o segmento na cidade, a Semana do Turismo e da Música de Itabira terá palestras, apresentações culturais e outras atividades, com personagens da cena artística brasileira. Neste ano, a Semana ocorrerá de 21 a 30 de setembro, e a programação será anunciada nos próximos dias, haja vista que os últimos detalhes são acertados.  

“Todo o nosso esforço está também em buscar caminhos à diversificação econômica de Itabira e o turismo é um desses meios. Estamos fazendo parcerias com outros museus do estado, para que nosso museu receba exposições de relevância à cena histórica local”, concluiu José Don Carlos.

Divulgação PMI







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2018. Todos os direitos reservados. Webmail