INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
23 de Junho
Tradicional festa de Ponte dos Machados será comemorada nesta quinta-feira
23/06/2016 às 11:38:30

A tradicional festa de “São João Batista”, comemorada desde 1942 em Bom Jesus do Amparo, com a tão aguardada fogueira gigante, será realizada nesta quinta-feira, 23 de junho. O local fica às margens da MG-434, estrada que liga Itabira ao trevo da BR-381 e já faz parte do calendário junino da região.

A programação está recheada. Haverá show de fogos, barraquinhas, comidas típicas e muita diversão. Às 19h acontecerá a Missa Festiva. Logo após, às 21h30, shows de Nando e Roger e Trio de Lá.

Um atrativo da festa é a passagem nas brasas, quando os fiéis, à meia-noite, caminham sobre a fogueira sem queimar os pés. A festa conta sempre com a colaboração de toda comunidade de São João Batista e vizinhança, além de empresas que abraçam a causa.

Tradição

Realizada desde 1942, no mês de junho, a comemoração é fruto da religiosidade do festeiro João Alves Fonseca, conhecido como Joãozinho. Na época, ele havia feito uma promessa de festejar São João, seu santo protetor, todo dia 23 de junho. Em sua casa, era realizada uma novena e a bandeira do santo era levantada ao lado de uma fogueira, que na época não passava de 10 metros. A comemoração reunia todos os anos cerca de 200 pessoas, que comiam os quitutes feitos por sua esposa, Olindina Maria de Jesus, a Dona Dina.

Joãozinho faleceu no dia 10 de junho de 1970, há 13 dias da realização da festa, que neste ano acabou não acontecendo. Somente quatro anos depois, é que então a festa foi realizada novamente, porém não mais na casa de Joãozinho, mas em um depósito da Avelândia. Dona Dina, viúva do criador da festa, deu um jeito de manter a tradição que até hoje perdura.







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2018. Todos os direitos reservados. Webmail