INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
Não gosta de água com limão?
Troque por 5 ingredientes que emagrecem tanto quanto.
28/05/2019 às 10:18:54

Tomar água morna com limão em jejum é um truque para emagrecer bem conhecido e que, aliado a uma alimentação balanceada, realmente ajuda nesse processo. De acordo com a nutricionista Andrezza Botelho, isso se deve tanto ao poder antioxidante de substâncias presentes no limão (que ajudam o organismo a liberar toxinas) quanto à água morna, que estimula o funcionamento do intestino e ajuda a promover saciedade.

MintImages / Shutterstock

Ainda que seja uma aposta útil, porém, não é todo mundo que curte o gosto ácido da bebida, e técnicas para emagrecer que geram incômodo podem trazer frustração. No entanto, conforme explica a especialista, quem busca os benefícios da água morna com limão mas não consegue lidar com o sabor da mistura tem um bocado de alternativas que trazem efeitos iguais ou parecidos.

Ingredientes que substituem o limão na água

Gengibre

De acordo com Andrezza, um alimento que substitui bem o limão é o gengibre, raiz usada em abundância na culinária oriental que possui alto potencial termogênico. Essa propriedade faz com que o metabolismo trabalhe mais rapidamente, algo que facilita a queima de gordura.

Além disso, conforme explica a nutricionista Flávia Cyfer, o gengibre faz as enzimas do fígado trabalharem melhor, eliminando toxinas e fazendo com que o sinal de saciedade chegue mais rápido ao cérebro.

grafvision/Shutterstock

Acelerar o metabolismo e ajudar a pessoa a não comer excessivamente, porém, não são os únicos aspectos positivos que o gengibre pode trazer para a forma física. Segundo Flávia, esse alimento também pode ser um grande aliado contra os “furinhos” da celulite. “Ele tem ação anti-inflamatória, que ajuda muito a manter a pele sem celulite”, comenta.

Laranja ou tangerina

Andrezza explica que, em geral, frutas cítricas como a laranja e a tangerina têm um perfil nutricional parecido com o do limão e, por isso, oferecem uma ação semelhante quanto misturadas a água morna.

Ambas as frutas apresentam alta concentração de vitamina C e ácido ascórbico, algo que, segundo a nutricionista, promovem uma desintoxicação do corpo, contribuindo para o emagrecimento.

TalyaAL/Shutterstock

Além disso, um estudo realizado na Coreia do Sul mostrou que crianças que passaram a atrelar o consumo de tangerinas às atividades físicas perderam mais gordura corporal que as que apenas se exercitaram, indicando que a fruta pode ajudar no combate à gordura localizada.

Cravo

Versátil, o cravo pode oferecer diversos benefícios ao corpo. Por ter ação antisséptica e digestiva, esse condimento pode ser eficaz tanto no alivio de dores de dente e na melhora do mau-hálito quanto contra sintomas decorrentes da indigestão (como enjoo, gases e queimação).

Aprilphoto/Shutterstock

Estes, porém, não são os únicos efeitos positivos do cravo sobre o corpo. Assim como o gengibre, ele também é um alimento termogênico, e, segundo Andrezza, pode ser misturado à água quente e contribuir para o processo de emagrecimento tanto quanto o limão.

Salsinha

Frequentemente usada como tempero, a salsinha tem, assim como o cravo, propriedades anti-inflamatórias poderosas que ajudam no combate à celulite. Além disso, ela auxilia na eliminação de toxinas pelo corpo (algo que ajuda a desinchar) por meio da diurese, contribui com a digestão e com o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Tudo isso, em conjunto, é benéfico para um processo de emagrecimento e, segundo a nutricionista, é uma boa opção para substituir o limão na misturinha.

Brent Hofacker/Shutterstock

Cúrcuma

De acordo com a nutricionista, a cúrcuma – tempero popular na culinária asiática – também pode ser usada no lugar do limão em combinação com a água morna. Isso porque, assim como outros alimentos citados, ela tem ação anti-inflamatória e regula tanto a digestão quanto o metabolismo, combatendo o acúmulo de gordura.

Além de a cúrcuma ter benefícios para quem está de dieta, ela também tem propriedades que auxiliam na recuperação dos músculos após o treino, algo que fez o tempero se tornar um queridinho entre o público “fitness”.

Charlotte Lake/Shutterstock

Preparo e consumo

Conforme indica Andrezza, a receita de água morna com limão deve ser feita com metade da fruta espremida e 150 ml de água, e pode ser preparada em medidas semelhantes com qualquer outro ingrediente citado. Para ela, o ideal é usar cúrcuma e gengibre em pó (uma colher de chá), cravos inteiros (também o equivalente a uma colher de chá) e salsinha a gosto, todos misturados à água morna.

Ela afirma também que quem quiser incrementar a bebida pode acrescentar dez gotas de própolis, já que essa substância também é conhecida por sua ação anti-inflamatória, antioxidante e ajuda a proteger o fígado. Quanto à dosagem, Andrezza recomenda tomar a misturinha em dias alternados em jejum e pela manhã, antes do café. A questão do jejum, porém, muda para quem toma medicamentos para a tireoide, já que, nesse caso, eles é que precisam ser tomados em jejum.

Siim79/Shutterstock

Contraindicações

A nutricionista não recomenda a ingestão da água morna com limão para crianças nem para pessoas com enxaqueca, pois a receita pode piorar os sintomas. Além disso, também é preciso ficar de olho nas contraindicações de cada ingrediente e, para isso, o ideal é buscar acompanhamento profissional antes de iniciar o consumo de qualquer receita como essas.

Alerta: bebidas não fazem milagres

Não é raro encontrar pessoas que consomem esses ou outros tipos de receitas buscando emagrecer, mas seguem com uma rotina alimentar baseada em alimentos calóricos e ultraprocessados. Apesar de nutricionistas indicarem o uso desses “truques”, eles não trabalham sozinhos e é importante atrelá-los a uma alimentação balanceada.

Reprodução VIX.com







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2019. Todos os direitos reservados. Webmail