INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
Segurança no trânsito
Prefeitura assumirá obras dos trevos de acesso à Itabira
19/11/2019 às 08:56:53

 

O prefeito Ronaldo Magalhães anunciou no final da tarde desta segunda-feira (18), na coletiva de imprensa em seu gabinete, a retomada das obras dos dois trevos de acesso à MG-129: um próximo ao Parque do Itabiruçu e outro na entrada do bairro João XXIII. Embora sejam obras de responsabilidade do Estado, a Prefeitura de Itabira concluirá os serviços com recursos próprios.

Percebemos que, dificilmente, o Estado retomará as obras, principalmente as de estradas. É uma obra que enfrenta problemas desde o início e, apesar de grande parte concluída, o mais importante para Itabira, que são os trevos, estão parados a muitos anos. Por isso, optamos por fazer e estamos contribuindo com o Estado”, declarou Ronaldo Magalhães.

O prefeito argumentou ainda a falta de segurança dos trechos para a população que prejudica também o desenvolvimento da cidade. “São trevos acima de tudo perigosos. Temos que dar uma melhor condição de segurança e com trânsito mais fácil e eficaz para todos. Além disso, se queremos uma cidade desenvolvida, com a perspectivava de crescimento que temos buscado a cada dia, precisamos ter prontas essas entradas de Itabira”, avaliou.

Para o término dos trabalhos, segundo Ronaldo Magalhães, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG) assinará – na próxima semana – um convênio de autorização com o Município, que deverá investir cerca de R$ 4,5 milhões para finalizar os trevos. “Como a empresa licitada pelo Estado desistiu de executar esses trechos, faremos uma nova licitação. Nosso objetivo é iniciar as obras em janeiro do ano que vem, finalizando tudo em até quatro meses”.

De acordo com Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, os projetos dos trevos, bem como as planilhas de orçamento, estão prontas desde 2015. “Isso facilita o novo processo licitatório. A nossa expectativa é que serão obras de fácil e rápida execução”. Os trabalhos no trevo do Itabiruçu, segundo ele, contam com mais de 80% de conclusão. “Faltam basicamente o asfalto, uma drenagem superficial e sinalizações horizontal e vertical. Assim como no trecho do João XXIII, que tem muita coisa adiantada”, ressaltou o secretário.

Durante a coletiva, o prefeito garantiu que o Município está buscando recursos extras para aplicar nas estradas da região. “São verbas oriundas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e de outra fonte. Será em torno de R$ 12 milhões”, encerrou Ronaldo Magalhães.

Mais obras

Nesse ano, aproximadamente 18 morros localizados nas estradas rurais dos distritos Senhora do Carmo e Ipoema serão pavimentados. “Por nossa região ser muito íngreme, chegam com o período de chuva as dificuldades nas estradas rurais e alguns pontos críticos, que afetam os transportes coletivo e escolar”. Ainda de acordo com o prefeito, a ação é um projeto antigo e contribuirá com a população que depende do tráfego na região rural.

Outra novidade anunciada nesta segunda-feira – e que será realizada em breve – é o calçamento das principais vias da Serra dos Alves e do Macuco, localidades de Senhora do Carmo.

Também atendendo à reivindicação antiga e com objetivo de ampliar a segurança do local, a Prefeitura implantará iluminação pública no bairro Pedreira – entrada do trecho “corta-madeira” até a Fazenda da Betânia e todo o Alto da Barbacena –. Segundo Ronaldo Magalhães, para executar o serviço o espaço da rodovia precisou ser transferido à responsabilidade de Itabira. “Tivemos que municipalizar aquela região. Esta resolução ficou pronta há duas semanas e a competência deixou de ser do DEER”. Os projetos, como informou a Secretaria de Obras, estão em fase final.

Outra municipalização, de acordo com o prefeito, foi feita em Ipoema, em um trecho da rodovia que liga Bom Jesus do Amparo ao distrito. “Fizemos o mesmo trabalho de municipalizar a via. O próximo passo é iluminar quase três quilômetros. Ipoema está crescendo e a ação beneficiará aquela comunidade”, concluiu Ronaldo Magalhães.

Divulgação PMI







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2019. Todos os direitos reservados. Webmail